Atrativos

Centro de Atendimento ao Turista e Artesanato

Localizado na Praça Don Fortunatto Odorizzi, no centro da cidade - o CAT, oferece serviço de apoio ao visitante com informações turísticas. No local há venda de artesanato e situa-se a Secretaria Municipal de Turismo, de onde tem-se uma das mais belas vistas da Igreja Matriz.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde

A construção da Igreja matriz deu-se entre os anos 1905 e 1907. A pintura interna é de Emílio Zanon. Em seu interior possui imagens de Santos trazidas da Itália. No mês de novembro realiza-se a festa em honra à Padroeira Nossa Senhora da Saúde.

  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde

Museu Histórico e Biblioteca Municipal

Localizam-se na Rua Bento Gonçalves nº 44, junto ao prédio da Casa de Cultura, construído em 1935. No Museu encontram-se peças antigas que retratam a saga da imigração italiana, sua cultura seus costumes. A Biblioteca Municipal dispõem de livros para retirada, incentivando assim a educação através da leitura aos munícipes.

  • Museu Histórico
  • Biblioteca Municipal

Construções Típicas da Imigração Italiana

São várias as casas típicas da imigração italiana que podemos encontrar no município de Cotiporã, bem como nas diversas propriedades rurais, cada qual com sua história, suas características. Construídas sobre uma estrutura de pedras basalto ou de tijolos, alojam o porão, que serve para adega e guarda de mantimentos e de utensílios. Seus telhados altos serviam para secagem de grãos, também chamado de granaro, em dialeto vêneto.

Podemos destacar, o prédio que abrigou por um longo período o frigorífico "A Sul Americana", fundado em 1916, o prédio possui 3.000m², construído em pedra basalto e com cobertura de zinco e sua área total é de 6.500m².

A 1ª Cooperativa de Laticínios do Brasil "Trabalho e Progresso", fundada em 1907, localizada na Rua Independência, nº 9. O prédio foi construído em alvenaria, totalmente com tijolos artesanais e rejunte de barro.

  • Construção Antiga - Frigorífico "A Sul Americana"
  • Construção Antiga - Fábrica de Laticínios
  • Construção Típica

Gruta de Quartzo

Localizada no centro da cidade, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, a gruta é totalmente revestida de quartzo, atribuindo-lhe uma beleza inigualável.

  • Gruta de Quartzo

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Encontra-se na Capela de Nossa Senhora da Pompéia, na Linha Júlio de Oliveira, a 4 km da sede do município. A Gruta possui formação natural, constituída por um paredão de pedra basalto, com aproximadamente 18 m de largura, 9 m de profundidade e 5 m de altura. Em épocas de chuva, forma-se entre as pedras uma pequena cascata caindo em poço artificial.

  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Cascata dos Marins

O atrativo é um dos mais belos espetáculos da natureza. Localizada no Arroio Sapatinho, fica distante 6 km da sede do município. De fácil acesso, chega-se até a cascata pela Linha Independência, por estrada não pavimentada, de onde é possível observar vales e morros. No local existem vários mirantes para melhor apreciar suas duas quedas d’água, uma de 80 m e a outra de 60 m. A primeira forma uma piscina natural, onde chega-se através de uma trilha íngreme e, a segunda, forma um riacho que corre para o Rio das Antas.

  • Cascata dos Marins
  • Cascata dos Marins
  • Cascata dos Marins
  • Cascata dos Marins

Morro do Céu ou Cerro dos Baianos

Originada de derrames basálticos da era mesozoica, há aproximadamente 136 milhões de anos, a formação rochosa que ali se formou. É um morro que destaca-se por estar isolado na paisagem, circundando quase que totalmente o Rio das Antas.

O nome Morro dos Baianos, deu-se devido ao fato de ter sido habitado por negros refugiados das charqueadas, chamados de baianos pelos descendentes de italianos. No local, encontram-se vestígios do antigo cemitério da comunidade e ruínas de suas habitações. O platô do morro possui 70 hectares de mata nativa. O local deve ser visitado somente com a presença de um guia especializado para orientar e acompanhar. No alto há os mirantes naturais e tem-se vistas maravilhosas da região.

  • Morro do Céu ou Cerro dos Baianos

Mirante do Rio das Antas, UEH 14 de Julho e Morro do Céu

Localizado a 8.5 km da sede do município, estrada que liga Cotiporã ao município de Bento Gonçalves, em um trecho de declive acentuado, encontramos o Mirante. Pode dali, avistar parte do vale do Rio das Antas, onde o rio contorna o Morro do Céu e forma a dupla ferradura, a mata, os canyons, morros e o lago da represa da Hidrelétrica 14 de Julho, como sendo um exuberante espetáculo.

  • Mirante do Rio das Antas

Campanário São Vicente

Está localizado na Linha Frei Caneca, na Capela de São Vicente, dista 3 km da sede do município. Neste local foi realizada a primeira missa da até então Colônia de Monte Vêneto. Construído em madeira, arquitetura típica do início da colonização italiana.

  • Campanário São Vicente

Pico do Paraglaider

Localizado a 3 km do centro da cidade, passando pela Capela Nossa Senhora do Caravaggio, de grande beleza natural. Do local o visitante avista o vale do Rio Carreio, limite municipal entre Cotiporã e São Valentim do Sul e Capela N. Srª de Fátima. É um espaço muito bonito para contemplar o horizonte ao final da tarde assistir um belo pôr do sol.

  • Pico do Paraglaider
  • Pico do Paraglaider

Paiol de Pedra

É uma construção histórica feita em pedra, arquitetura típica da imigração italiana. Dista 2 km do centro da cidade, e está via de acesso à Capela Santa Lúcia.

  • Paiol de Pedra

Cascata Esperança

Dista 4 km do centro da cidade e situa-se na estrada para Capela Santa Lúcia. Neste local pode ser visto o lago do Rio das Antas e a divisa com o município de Bento Gonçalves. Na cascata foram encontrados vestígios de índios Caigangues.

Encontro das Águas

Dista 10 km do centro da cidade, pela estrada da Capela São Judas Tadeu, o visitante pode observar a junção dos rios Carreiro e Antas, na junção desses dois rios passa a chamar-se de Rio Taquari. Também vê-se a comunidade de Santa Bárbara, comunidade pertencente ao município de São Valentim do Sul.

  • Encontro das Águas

Balneário Rio das Antas

Dista 12 km do centro da Cidade de Cotiporã via não pavimentada e, a 20 km de Bento Gonçalves em via asfáltica. O visitante poderá alugar espaço para acampamento, também usufruir de espaços para alimentação, com pagamento de taxas.

  • Balneário Rio das Antas

Cave Marson

Dista 1,5km do centro da cidade de Cotiporã, na RS 359- Capela Santo Antônio. A vinícola produz diversos vinhos e espumantes de uvas varietais e nobres. Também oferece jantares, almoços e cafés, sob agendamento.

  • Cave Marson

Cantina Lazarini

Dista 11 km do centro da cidade, próximo à Capela Nossa Senhora dos Navegantes, oferece vinhos para aquisição.

Araucária Centenária

Dista 3 km do centro da cidade acessando a estrada para Cascata dos Marins, via Capela Santa Cruz. A árvore é centenária e apresenta beleza natural. Também fica próxima a Queijaria Marcon.

Queijaria Marcon

Dista 3 km do centro da cidade pela estrada para Cascata dos Marins, via Capela Santa Cruz. A queijaria é uma agroindústria familiar que fabrica produtos de leite de vaca, onde a sua produção assemelha-se ao queijo colonial artesanal. Também há varejo no local.

Cachoeira do Leão

Dista 2 km do centro da cidade pela estrada de chão para Cascata dos Marins. A cachoeira possui uma queda de 20 metros de altitude, com obstáculo. É propícia para o esporte de cascading e rapel na cachoeira.

Trilha das Lontras

Trekking de 6 Km, em meio a uma grande biodiversidade. É um tapete verde rode ado de líquens, bromélias, canelas e outras tantas espécies que ali são encontradas no bioma da mata ciliar. O passeio tem a duração de 4 a 5 horas e deve ser orientado por guia cadastrado na EMBRATUR e especializado e atrativo natural, oferecendo informações detalhadas sobre fauna, flora, solo, clima e sítios históricos do local, além da preservação ambiental. A trilha é feita mediante boas condições climáticas.

  • Trilha das Lontras

Alambique de Marco

Agroindústria familiar produz aguardente com cana de açúcar, produzida em clima propício para essa cultura. A Graspa é produzida a partir do bagaço da uva, bebida típica dos imigrantes italianos. Situa-se na Capela São Valentin, a 6 km do centro de Cotiporã.

Camping Carreiro

O camping do Carreiro é administrado pela Prefeitura de Cotiporã e está a 8 km do centro da cidade. O percurso até o local é realizado por uma via não pavimentada em boas condições. Possui equipamentos básicos para acampamento e fica ao lado do Rio Carreiro.

  • Camping Carreiro
  • Camping Carreiro

Maiores informações na Secretaria de Turismo e Cultura.
Fone: 54 3446 2800

Como Chegar

Fotos

  • Casa da Cultura
  • Histórico CIA de Teatro
  • Balneário Rio das Antas

Vídeos

  • Vídeo institucional do Município de Cotiporã
  • Morro do Céu
  • Viver, Experimentar, Sentir